sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DOMINGO: solenidade de Cristo Rei do universo


SOLENIDADE DE CRISTO REI

Caríssimos jovens, hoje a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei, e encerra o tempo litúrgico aclamando assim que Cristo é o Principio e o Fim da história da humanidade. Vocês que estão se preparando para receber este santo sacramento da crisma devem compreender muito bem o sentido da festa de hoje. Eu pergunto a vocês: ainda existe outros reis nas suas vidas, ou Cristo de fato já se tornou o centro, a alegria, a motivação de sua existência e de sua pertença ao seu Reino? Vocês já descobriram o caminho para chegar a este Rei ou ainda andam perdidos por vales tenebrosos? Pensem bem, hoje sobre o que Cristo quer te ajudar a compreender com a ocasião desta solenidade.

HISTORICO
Para melhor facilitar nossa compreensão sobre a Solenidade de Cristo Rei é bom sabermos a origem deste dia tão solene e importante para todos nós cristãos.
A festa de Cristo Rei foi instituída no mês de dezembro de 1925, pelo Papa Pio XI, cujo pontificado transcorreu entre 1922 e 1939. Foi estabelecido, primeiramente, que seria celebrada no domingo anterior à Solenidade de Todos os Santos e assim foi até 1970.Se o Papa Pio XI decidiu estabelecer uma festa específica foi com uma finalidade de “pedagogia espiritual”: Diante do avanço que já se via do ateísmo e da secularização da sociedade, considerou oportuno destacar a autoridade soberana de Cristo, acima de todos os homens de todas as instituições e de todas as nações.
“A Paz de Cristo no Reino de Cristo” foi um dos lemas que melhor expressavam a base do programa do seu pontificado, convidando todos os filhos da Igreja a contribuir, cada qual no seu âmbito particular de atividade, na construção de uma ordem social cristã.Foi este desejo profundo que o levou a instituir a Festa de Cristo Rei, através de sua encíclica “Quas primas”.

PONTOS

Depois de termos escutado a liturgia da Palavra vamos buscar compreender o que Cristo nos quer ensinar com esta solenidade. Vamos fazer um caminho pela via de3 pontos:
·        Cristo é Rei;
·        O Reino de Cristo
·        Os soldados do Reino de Cristo.

PRIMEIRO PONTO: Cristo é Rei

Em toda a liturgia Cristo está sendo apresentado como Rei. A figura do rei é uma realidade presente na Sagrada Escritura de diversos modos. Vocês bem sabem que hoje em dia quase não se tem o sistema de reis, rainhas como antigamente. O rei é aquele que tem a realeza e o poder de governar pessoas e territórios; tudo está sob seu comendo, tudo está sobre seu olha. O rei também era o juiz e o conciliador dos acontecimentos na vida das pessoas. Vivemos agora uma nova realidade onde nós como jovens cristãos vivemos sob a tutela de um Rei que agora não é igual aos outros reis terrenos, pois a lógica de seu Reino é totalmente diferente; diferente são suas armas, seus soldados, seu mandamento e seu palácio. Esta Encíclica Quas primas é verdadeiramente um tesouro quando o papa fala do poder de Cristo, da sua realiza e do seu domínio. Ele fala da realeza de Cristo como uma tríplice potestade:
·        Campo espiritual;
·        Campo temporal;
·        Nos indivíduos e na sociedade.
Meus caros jovens, este mesmo Rei é também Pastor, rege e apascenta com atitudes profundas de bondade e misericórdia; por isso quero convidar a vocês a se aproximarem dele sem medo, sem receio de nada, pois como diz o bem-aventurado João Paulo II: “Cristo não tira nada de nós, pelo contrário ele só nos dar, se dar a nós sem reservas”. Vocês estão se preparando para serem na verdade soldados deste Rei, soldados para defenderem seu reinado, seu mandamento e sobretudo protegerem este Rei das falsas ideologias do mundo. Não tenham medo de nada, sejam soldados valentes deste Rei. Quando nós jovens cristão fazemos um ato de profissão de que Cristo é Rei, queremos dizer que Ele é o nosso Salvador, que ele tem domínio sobre todos nós, que ele é aquele que deve dominar todas as nações, que deve ser o medo de todos os governantes desta terra. São Cirilo de Alexandria escreve: “Numa palavra, possui o domínio de todas as criaturas, não pelo ter arrebatado com violência, senão pela virtude de sua essência e natureza”.
Vocês são jovens e trazem em si uma grande força interior que é capaz de se pagar a qualquer valor e por isso devem olhar para este Rei que não é um tirano desta terra, mas é alguém que pode dar a cada um a plena felicidade de vida e os meios para alcançá-la. Se perguntem: Quem é meu Rei? Quem é que governa minha vida, meu amor, meus estudos, minha afetividade, enfim todo o meu ser?

SEGUNDO PONTO: O Reino de Cristo

Podemos nos perguntar o que significa este Reino que Cristo fala. Se vocês observaram bem Cristo fala no evangelho de realidades tão diferentes das que estamos acostumados a ouvir sobre os reinos. Na história estudamos que reino de fulano venceu, reino de sicrano matou, são muitas historia, mas a realidade do Reino de Cristo é anormal a esta realidade tão cruenta. No evangelho de São João Cristo diz que seu Reino não é deste mundo; pois bem meus amigos é outra lógica mesmo a deste Rei. O sistema de seu reinado tem como ponto fundamental e lei suprema a Caridade, que é constituída o cumprimento perfeito de toda lei e dos profetas. Vocês já se perguntaram onde está este Reino, quais suas características, quais suas armas? Sejam curiosos para descobrirem onde está este Reino. Eu digo a vocês: “O Reino de Deus está meio de vós”.
O Reino de Deus não é uma realidade abstrata, mas totalmente espiritual e concreta aos nossos olhos; só podemos compreendê-la pela via da fé no Rei que é Cristo. O Reino de Cristo é a Igreja, comunidade de pecadores, santos, mártires, reis, jovens etc. a Igreja é o Reino de Cristo em nosso meio; é nela que cada um de vocês estão se preparando para serem soldados, homens e mulheres forte e decididos, convictos da sua honra e de sua dignidade. Estamos dentro deste Reino e o Rei nos deu as armas para lutarmos incessantemente. O Reino de Cristo é um Reino que não descansa, mas que luta contra o inimigo: o PECADO. As armas deste Reino são:

·        Oração;
·        Confissão;
·        Eucaristia;
·        Palavra divina;
·        Testemunho;
·        Fidelidade;
·        Virtude.

Estes meios são as armas que o Rei tem providenciado para todos nós que somos seus soldados. E vocês estão usando estas asmas, ou estão buscando outros instrumentos que são meramente humanos e frágeis? Quais são as suas armas, meus jovens?

TERCEIRO PONTO: Os soldados do Reino de Cristo

Neste último ponto vamos conversar um pouco sobre os soldados do Reino de Cristo. Não existe reino sem soldados, se existir é certamente um reino derrotado. O crisma que é o óleo que vocês vão receber no dia da celebração é o selo que o os tornará soldados do Reino de Cristo. Partir deste dia serão os defensores do grande mandamento do Rei que se chama CARIDADE, ou também chamado amor. É o amor que vocês devem implantar nos corações dos outros jovens; não um amor superficial mas o amor de Cristo, amor que não tolera as injustiças e a corrupção.  Saibam vocês que os soldados devem ter certas características para lutar contra o mal. Quero elencar aqui algumas características para que vocês se armem:

·        Coragem;
·        Fidelidade;
·        Convicção;
·        Força;
·        Treinamento (ascese).

Ser soldado de Cristo é certamente viver de modo totalmente dedicado ao serviço do seu Rei, seus valores, do seu mandamento, de suas ordens e como os bons soldados baixar a cabeça diante de seu Rei. Enfim meus caros jovens peçamos ao Espirito Santo que forme em cada um de vocês o sentido de luta constante para defender os diretos do Reinado de Cristo. Sejam soldados na escola, na sua família, nos jogos com seus amigos, no seu trabalho, enfim faça de toda a sua existência um apostolado de luta contra toda a injustiça, ameaças contra a vida, contra o desrespeito. Vivam como soldados e não se intimidem diante das lutas da vida.
Como modelo de santidade exorto a vocês que busquem conhecer a vida de São Luiz, rei da França, ele que era rei e que soube exercer seu governo com justiça e caridade. Que Maria que é a nossa mãe e Rainha, aquela que está ao lado do Rei nos ensine a sermos verdadeiros soldados na luta contra o mal.

Cristo, Rei nosso!
Venha a nós o vosso Reino



Seminarista Darlan dos Santos
Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário