CARTA DE FORMAÇÃO
M. Juvenil Amici Christi
A+C
"Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dar a sua vida pelas suas ovelhas". (Jo 10,11)
Meus caros amigos, e Guias da Companhia do Amici Christi desejo de todo o meu coração que a graça de Cristo inflame seus corações para praticardes um amor na dedicação dos jovens. A cada mês vou enviar para todos vocês uma carta de formação para que aprendam como guiar estes jovens confiados a vocês. Neste mês de novembro gostaria de meditar sobre as características necessárias de m Guia do Amici Christi.
O modelo para o guia é Cristo, o Bom Pastor (Jo 10,11), ele é a força viva de nossa dedicação e é do seu coração bondoso que nós devemos aprender como guiar estas almas juvenis. Meditem muito sobre o Bom Pastor que se encontra no evangelho de São João (10,1-18). Você deve ser um modelo para todos os jovens e agindo com eles como agiria o Bom Pastor: Dar a própria vida para que eles tenham vida. Vamos meditar algumas características necessárias para o Guia do Amici Christi:
1. CONHECER OS JOVENS. Com este conhecimento que vem “via o coração” e que é fruto da partilha plena da própria vida com a do jovem.
2. CHAMÁ-LOS POR SEU NOME, isto é, chegar a um tratamento individualizado de cada um deles.
3. IR À FRENTE DELES com o exemplo, apresentando-lhes na própria vida os mesmos valores que lhes são proclamados.
4. DAR A VIDA, interessar-se profundamente cada dia e a cada atenção para com os alunos, sem deixar-se limitar por jornadas de trabalho. Em outras palavras, dar a vida consiste na dedicação completa.
5. IR À PROCURAdos que são mais difíceis. A missão do Guia pressupõe “amar mais aquele que mais necessita”, “desvelar-se mais por aquele que está mais ferido”.
6. ALEGRAR-SE em estar com os jovens. Esta alegria é sintoma de que o trabalho se realiza sob uma dimensão vocacional e não puramente ocupacional ou salarial.
7. TUDO POR AMOR, ser regido pelo amor e pela bondade. As palavras duras, os gestos austeros nada consegue. O jovem fecha-se mais. Somente com carinho, compreensão e compaixão abranda-se o coração mais duro.
8. EQUILIBRIOHUMANO, o (a) Guia deve buscar evitar algumas características negativas que prejudicam seu relacionamento com os Amici Christi:
Ø Sentimentalismo;
Ø Preferências;
Ø Dependência afetiva;
Ø Dramas;
Ø Chantagem emocional;
Ø Explosões;
Ø Humilhações.
Meus caros é de suma importância que cada um de vocês busquem alimentar no coração dos jovens o espirito de oração pessoal com a pessoa de Cristo e de Maria. Falem sempre que os melhores amigos são Cristo e Maria e que eles são as colunas da espiritualidade do Movimento. Incentivem um amor grande a seguir a Cristo pelo caminho da Cruz, pois por ela fomos resgatados do pecado. Busquem vocês conhecerem a vida destes jovens santos para falarem para os jovens.
Rezemos ao Espírito Santo para que Ele forme em nossos corações os traços do Bom Pastor e que Maria nossa doce Mãe e Apascentadora nos ensine a conduzir cada jovem ao encontro de Cristo, que é o Amigo verdadeiro. Que Deus nosso Pai no guarde em seu coração.
Seminarista Darlan dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário