sábado, 30 de abril de 2011

FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA

Maria Jaqueline

 “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7)

Nesse dia estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças nas almas que se aproximam da Minha misericórdia. A alma que se confessar (oito dias antes ou depois) e receber a Santa Comunhão alcançará o perdão total das culpas e castigos (Diário 699).
Por meio de místicas revelações a uma jovem freira polonesa de alma santa, hoje conhecida mundialmente como Santa Faustina do Santíssimo Sacramento, Jesus convida o mundo inteiro a recordar que a Misericórdia, a Maior de todas as Virtudes do Pai, como assim chamavam os Padres da Igreja, está ao alcance de todos àqueles que a procuram com sincera devoção. “Minha filha, olha para o abismo da Minha Misericórdia e dá a esta Misericórdia louvor e glória. Faz-o da seguinte maneira: reúne todos os pecadores do mundo inteiro e mergulha-os neste abismo que hoje vos falo. Quero entregar-me às almas, desejo as almas” (Diário nº206), disse
Jesus a Santa Faustina, no início de sua missão. Pelos esforços desta humilde serva de Deus, por seu Diário (ela o escreve a pedido de Jesus), pelo martírio vivido por causa da tuberculose que a levou a morte, hoje somos todos introduzidos nesta maravilhosa devoção que visa atingir um mundo inteiro.
Ao celebrarmos o Domingo da Misericórdia, descobrimos que se entregarmos nossas vidas à Divina Misericórdia, ou seja, ao próprio Jesus Vivo, nos tornaremos também instrumentos desta mesma força de Deus para com os nossos irmãos, e assim, poderemos vivenciar de maneira real e intensa o grande mandamento de Nosso Senhor: “Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Não existe cristianismo sem a compreensão dessas santas palavras do Cristo.
Por fim, quero aqui destacar os elementos centrais desta devoção iniciada em Cracóvia (na Polônia) dos anos de 1930, para que não mais ignoremos aquilo que nos salva para a eternidade e que também se torna presente nos Sacramentos da Igreja, sobretudo no Sacramento da Reconciliação: a Divina e Infinita Misericórdia. São estes os elementos:
  • A Veneração à Imagem da Divina Misericórdia (ver no Diário nº47-48)
  • O Terço da Misericórdia (rezado sempre às 3h da tarde)
  • A Festa da Divina Misericórdia (O 2º Domingo da Páscoa)
  • A Novena a JESUS MISERICORDIOSO
As almas que divulgarem a devoção à minha misericórdia serão por mim protegidas por toda a vida, como uma terna mãe protege seu filhinho; e na hora da morte não serei para elas Juiz, mas Salvador misericordioso” (Diário nº164)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II

DOMINGO DIA 31 SERÁ BEATIFICAÇÃO O GRANDE PROTETOR DA JUVENTUDE: PAPA JOÃO PAULO II


"A verdadeira alegria nasce do conhecimento do amor de Deus". (João Paulo II)


Oh João Paulo, olhai do céu para todos os jovens que vivem em busca da santidade; olhai para nós AMICI CHRISTI para que sejamos sinais da civilização do amor. Diante de Maria lembra-te de nós.


O QUE É BEATIFICAÇÃO

Quando  o Santo Padre beatifica um Servo de Deus e lhe confere o título de beato ou bem-aventurado, ele declara que esse Servo de Deus praticou as virtudes cristãs em grau heróico e o propõe como modelo de virtude para  a vida cristã. Um Servo de Deus é declarado beato somente após um estudo exaustivo da sua vida, do seu trabalho e da sua prática de virtude. É parte desse estudo a aprovação oficial de um favor, geralmente um milagre obtido pela intercessão do Beato. É nesse momento que o Santo Padre permite uma devoção pública limitada a esse Servo de Deus ao colocar o nome do Beato recém nomeado no calendário das festas litúrgicas da Igreja. A festa patronal é ordinariamente o aniversário da sua morte que é  considerada como o seu nascimento para a vida eterna. Nesse dia, uma missa e a Liturgia das Horas podem ser celebradas em honra do Beato. A devoção pública dirigida a esse novo Beato recém nomeado limita-se geralmente a lugares determinados, por exemplo, a uma comunidade religiosa fundada por essa pessoa e seus ministérios particulares ou a um país ou  diocese particular onde a sua reputação de santidade tenha uma grande influência sobre os membros de uma Igreja local e é fonte de encorajamento à imitação da sua prática de virtude.

Não  se deve confundir beatificação com canonização. A beatificação é uma  etapa no processo de canonização. A canonização ocorrerá mais tarde e somente após um estudo aprofundado da vida e da virtude do Beato, assim como a aprovação de um milagre adicional atribuído à sua intercessão. No momento da canonização, o Santo Padre, em virtude da sua infalibilidade, declara que o Beato está entre os santos do céu e inscreve o nome da pessoa na lista oficial (cânon) dos Santos da Igreja. É nesse momento que a devoção pública ao Santo recém declarado estende-se à Igreja universal.  



sábado, 23 de abril de 2011

ENCONTRO DE DIVERSÃO



A oração é o fundamento da verdadeira amizade com Cristo


O Encontro de Diversão é um momento proporcionado pelo AMICI CHRISTI para cultivar nos jovens o espírito da amizade, amizade fundada na amizade com a pessoa de Cristo. O encontro aconteceu no Seminário Maria Mater Ecclesiae na cidade de Itapecerica da Serra-SP no dia 22 de abril, das 9:00h às 13:30h.











Alegrai-vos sempre no Senhor!

terça-feira, 19 de abril de 2011

JOVENS NO CAMINHO DA CRUZ


Por Sem. Diego dos Anjos Soares – Diocese de Novo Hamburgo/R.S.

Não menos que o próprio Cristo, somos todos chamados a seguir, em especial na Semana Santa, suas palavras que dizem:
Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua CRUZ e siga-me.”
Lucas 9,23
A cruz, causa de escândalo para muitos, e motivação de oração pra outros, é sempre dolorosa de carregar. Isso tem levado muitos jovens a pensar que essa idéia é para um passado muito distante e não relacionada com as nossas aulas, trabalhos, amigos, família, etc. O que deve ser, porém, a cruz na nossa vida?



Celebramos na páscoa a cruz de Cristo, nosso amigo que deu a vida por nós (cf. Jo 10,15). Ela foi para ele a “passagem” (do hebraico páscoa, pessach) da morte para vida, o caminho para a nossa salvação. Ele, que é quem nos amou primeiro e mais plenamente que qualquer pessoa, tornou real aquilo que vinha anunciando e que devemos tomar como lema para a nossa vida de jovem cristão:

“Não há maior prova de AMOR que DÁ a vida pelo amigo”. (Jo 15,13)

AMOR foi o caminho que ele trilhou!
Hoje podemos perceber o quanto o mundo esta carente de amor. Olhar os nossos amigos é perceber como têm problemas no seu relacionamento em casa, olharmos a nós mesmos é vermos como temos dificuldades para amar a todos. Na escola, na rua, ninguém vê o próximo como um próximo, mas sim como outro, um alguém que nada tem a ver comigo.
Jesus, porém, passou pela cruz por todos. Por amor a todos! E então percebemos que a cruz não deve ser alguma coisa dentro da nossa vida, senão o próprio caminho pelo qual seguimos, um caminho de amor, “para que todos sejam um” (cf. Jo 17,22). A cruz que Cristo nos chama a tomar é a mesma que a dele, a qual venceu todo o sofrimento, dor, e sacrifício humano através de um amor divino.

“O AMOR COM AMOR SE PAGA, TODA CRUZ ABRAÇAREI”

Dar amor ao próximo é pagar o amor de Cristo abraçando nossa cruz. Disse Deus Pai a Santa Catarina de Sena que em nada o homem poderia alterar na infinitude da divindade de Deus.
“Eu não posso ser atingido, a não ser no sentido de que considero feito a mim o que se faz ao homem”  (O Diálogo – Deus Pai a Sta. Catarina de Sena)
 Resta-nos no amor em gratidão ao amor de Cristo, amá-lo no irmão. Amá-lo com gestos concretos, com a caridade cristã fraterna, com o serviço gratuito a quem é necessitado, com a anulação da murmuração e da reclamação de futilidades, com a ajuda aos carentes, e com o amor a quem de nós mais está próximo e também a quem mais temos dificuldades. Assim se ama a Deus.

"Pois como dizer que te amo, que vivo da adoração se o amor que me é dado não é dado por mim aos irmãos."  (Toca de Assis)

 “SE A JUVENTUDE VIESSE A FALTAR, O ROSTO DE DEUS IRIA MUDAR”

Vivendo o amor sacrifical de Cristo por nós nessa Semana Santa teremos impulso para viver esse mesmo amor no resto do ano. A Paixão do Senhor é a celebração litúrgica mais importante para nós jovens católicos Amigos de Cristo e é nosso dever morrer com Cristo para no Domingo ressuscitarmos com ele.
O propósito de nossa oração durante esses dias, e em particular no Tríduo Santo, será o implorar a Cristo que não o abandonemos na sua cruz. Pedir a Ele que possamos permanecer a seu lado quando todos os seus discípulos, a exceção de João, o deixaram só.




Se nós juventude faltarmos ao lado da cruz de Cristo, seu rosto iria mudar, como canta a música.  Mais dolorida seria a agonia do nosso maior Amigo que por nós tem o maior amor que alguém nos pode dar.
Trilhemos, portanto, essa Semana Santa no Caminho do Amor e sejamos o amor de Cristo, primeiro a Ele mesmo quando estiver abandonado na cruz, e também o amor de Cristo àqueles que estão ao nosso lado nesses dias de Paixão.


Amic Christi de Alagoas

O Amici Christi de Alagoas não dá notícias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

domingo, 17 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Apresentação

 

“Vós sois meus amigos”, (Jo 15, 24), disse Jesus no Evangelho e é o mesmo que nós do Amici Christi queremos dizer a todos vocês, porque a amizade não consiste somente em está perto fisicamente, mas a dimensão espiritual transcende toda a realidade humana.
Este blog tem como finalidade principal “Conquistar amigos para Cristo”, eis a missão do Amici Christi na sua dimensão eclesial, porque Ele é o Caminho certo onde nós nunca nos enganamos, é a Verdade que desmascara todas as mentiras e a Vida que é vivida em plenitude. Convidamos todos vocês jovens ao encontro com Cristo e com os nossos amigos e assim viveremos a via da verdadeira alegria.
Os amigos são aqueles que se identificam e com quem podemos abrir nosso coração, com quem podemos partilhar nossas alegrias, tristezas, gostos, passeios, estudos e tantas outras coisas que nos ajudam a crescer como homens e mulheres na construção da civilização do Amor.
Meu caro amigo formemos um grande Movimento Juvenil para conquistar amigos para Cristo e para que todos encontrem Nele a vida em plenitude. (Jo 10,10). Que Cristo seja sua alegria, sua paz, seu amor e sua motivação mais profunda do seu viver.

Seu amigo
Seminarista Darlan Santos
Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasi

Carta aos Jovens

 "Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. 

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "se dão mal" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. 
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
 
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman. 

Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. 
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.

Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos". 



Papa João Paulo II

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Carta aos Jovens de João Paulo II

Queridos jovens: Ide com confiança ao encontro com Jesus!
E, como os novos santos,
 Não tenhais medo de falar d`Ele,
 Pois Cristo é a resposta verdadeira a todas as perguntas sobre o homem e o seu destino.
É preciso que vocês, jovens, se convertam em apóstolos dos seus coetâneos.
A vós, jovens, digo:
Se sentirdes o chamado do Senhor, não o recuseis!

Entrai, antes, corajosamente nas grandes correntes de santidade,
 Que foram iniciadas por santas e santos insignes no seguimento de Cristo.

Cultivai os anseios típicos da vossa idade,
Mas aderi prontamente ao projeto de Deus sobre vós,

 Se Ele vos convida a procurar a santidade na vida consagrada.
Admirai todas as obras de Deus no mundo,
Mas sabei fixar o olhar sobre aquelas realidades
 Que jamais terão ocaso.