segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SEGUIR A CRISTO


"Se alguém que me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. (Mt 16, 24)

No Evangelho de hoje Jesus nos desafia a perder nossa vida para encontrá-la. São Francisco de Sales nos fala em perder a nossa vida para encontrá-la em Cristo, através de uma mudança de coração.

Perder a nossa vida neste sentido significa livrar-se de todos os nossos amores imperfeitos e egoístas. Isso provavelmente vai fazer-nos sofrer. Mas não devemos deixar nossas imperfeições nos perturbarem, porque a santidade consiste em se livrar delas. Como poderemos retirá-las se não as percebemos e as superamos?  A vitória sobre os nossos defeitos consiste em estarmos conscientes deles e não em consenti-los.

Enquanto estivermos vivos, continuaremos sendo suscetíveis a comoções produzidas pela raiva e pelo carinho. Estas emoções do coração não devem surpreender-nos, uma vez que são inclinações naturais e espontâneas. Estas não são as emoções que queremos arrancar pela raiz. A Santidade não consiste em não sentir nada! O que devemos desarraigar são as ações que surjam como resultado dessas emoções. Um exemplo são aqueles que, voluntariamente, alimentamos em nossos corações por vários dias.  Tudo o que conseguem é fazer com que desperdicemos nossa energia.

Na medida em que o nosso amado Jesus se encontrar presente em seus corações, todo o seu ser se afastará de uma cultura que muitas vezes os tem enganado. Uma vez que tenham morto o que diz respeito a sua vida passada, encontrarão uma nova vida em Cristo. As estrelas não param de brilhar na presença do sol. O que acontece é que a luz solar é tão brilhante que as esconde. Da mesma forma, não estamos mais sozinhos quando vivemos em Jesus já que nossa vida está escondida em Cristo com Deus.

A pessoa que ganha os nossos corações, nos arrebata completamente. Sendo o nosso coração a fonte de nossas ações, ele precisa das nossas instruções para saber como proceder. Se vocês viverem Jesus em seus corações, não demorará muito para que comecem a exteriorizar essa vivência em tudo aquilo que fazem. Dediquem e consagrem seu coração, sua alma e sua vontade a Deus, como se as tivessem em suas mãos. Pouco a pouco, à medida que mudamos a orientação do nosso coração, encontraremos a nossa verdadeira existência em Jesus vivo. Aprenderemos a amar aquilo que Deus ama. Quando isso acontecer, como fez Maria, poderemos dizer, "todo o meu proclama a grandeza do Senhor!"

(Adaptação dos escritos de São Francisco de Sales) 


terça-feira, 23 de agosto de 2011

DICAS PARA DISCERNIR A VOCAÇÃO


1. Conversar com Deus todos os dias;
2. Ler o Evangelho todos os dias;
3. Participar da Missas aos domingos:
4. Participar na paróquia de um grupo ou pastoral;
5. Participar dos encontros vocacionais;
6. Ser sincero e aberto com o padre que me acompanha;
7. Conhecer melhor a fé e os ensinamentos da Igreja;
8. Procurar ser útil, servindo com alegria;
9. Não desconfiar de Cristo, pois Ele não nos decepciona;
10. Querer ser santo.

Papa Bento XVI



terça-feira, 16 de agosto de 2011

CRISTO E EU



Eu, peregrino. Ele o caminho.

Eu, a pergunta. Ele a resposta.

Eu, a sede. Ele a fonte.

Eu, tão fraco. Ele a forca.

Eu, as trevas. Ele a luz.

Eu, o pecado. Ele o perdão.

Eu, a luta. Ele a vitória.

Eu, o inverno. Ele o sol.

Eu, doente. Ele o milagre.

Eu, o grão de trigo. Ele o pão.

Eu, a procura. Ele, o endereço.

Meu passado e meu presente: em suas mãos. 


Meu futuro: todo dele.

Eu, no tempo...

E CRISTO a Eternidade